Quão Importante é a Formação sobre Tecnologias da Informação para o seu Futuro?

Education concept: computer keyboard with Head With Gears icon and word Training, selected focus on enter button, 3d render

Hoje em dia, as tecnologias da informação e da comunicação são tão importantes quanto qualquer outra disciplina académica ou área de conhecimento, tanto mais que se tornaram numa componente essencial de qualquer empresa. Logo, ter formação em tecnologias da informação pode significar a oportunidade de se diferenciar de outros profissionais e de conseguir uma vantagem competitiva nos negócios.

A formação em tecnologias da informação consiste normalmente em sessões internas à empresa, existindo também a possibilidade de se recorrer a centros de formação ou a escolas e universidades que disponibilizem treino na área, com vista ao desenvolvimento de competências. Estas ajudam gestores e organizações a adaptarem processos de negócios às circunstâncias de uma sociedade em constante mutação, em que o futuro, embora incerto, se sabe depender cada vez mais do domínio das novas tecnologias.

A formação deve, portanto, ser centrada, por um lado, nas formas como o aparecimento das novas tecnologias vêm afetar a condução de negócios, em sentido lato; por outro, na sua aplicação a áreas específicas. O objetivo é aumentar os lucros da empresa e a satisfação dos clientes.

Algumas das áreas em que existe carência de formação são:

  • Administração de sistemas e de bases de dados
  • Operações de apoio
  • Gráficos e folhas de cálculo
  • Processamento de texto
  • Plataformas de comunicação e redes sociais

Há vários cursos de formação e linguagens de programação disponíveis, como C, C++, Java, PHP, Microsoft Visual Studio, MySQL, Oracle, Cisco, …

Em suma, a formação em tecnologias da informação e da comunicação visa preparar uma organização para gerir a sua informação e os seus recursos de uma forma eficaz, que lhe permita fazer face à concorrência e, desejavelmente, aumentar a produtividade e a eficiência dos seus colaboradores, contribuindo ao mesmo tempo para a satisfação e a fidelização de clientes, bem como para a maximização de lucros.