Os Mais Importantes Efeitos das Tecnologias da Informação na Sociedade

Tests_Advantage_370v2

A tecnologia tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante no funcionamento e no sucesso das organizações, nesta chamada Era da Informação, em que o domínio tecnológico tem transformado todas as áreas da sociedade. O seu impacto divide-se entre vantagens e perigos.

Vantagens das Tecnologias da Informação

    • Tests_Advantage_370v2Globalização: Além de ter estreitado o mundo, a tecnologia permitiu que a economia mundial se tornasse um sistema interdependente, em que é possível partilhar informação rápida e eficientemente, ultrapassando as barreiras linguísticas e geográficas e promovendo a partilha de ideias entre países.
    • Comunicação: Com as tecnologias da informação e da comunicação, esta tornou-se mais económica, rápida e eficiente, devido a inovações como as videoconferências e as plataformas colaborativas.
    • Criação de novos empregos: Uma das grandes novidades das tecnologias da informação reside na criação de novos empregos: programadores de computadores, analistas de sistemas e web designers são algumas das novas funções criadas pela tecnologia.
    • Gestão de dados: as tecnologias de informação permitem que a conservação e gestão de dados seja feita de forma mais eficiente e barata. Conservar informação sem recorrer à tecnologia dependeria tanto da sorte como jogar no www.blackjackonline.pt ou em qualquer outro casino “online”. Serve para uma simples empresa, que pode rastrear todo o histórico de um relacionamento com um cliente, sem depender de muitos papéis ou da memória de um colaborador; mas também para a cultura, como é o caso do projeto Google Books.

Riscos das Tecnologias da Informação

  • Desemprego: Embora a tecnologia tenha dinamizado os negócios e criado novos empregos, tornou outros redundantes, levando muitas pessoas ao desemprego.
  • Privacidade: O grande volume de informação partilhada e a facilidade na sua troca trouxe problemas ao nível da proteção de dados e da privacidade, o que se aplica quer aos aparelhos de comunicação por voz, como os telemóveis, quer aos computadores e ao envio de e-mails.
  • Cultura dominante – A vantagem que a tecnologia proporcionou, de tornar o mundo uma aldeia global, acarretou também o domínio de uma cultura sobre outras. A cultura ocidental e, nomeadamente, norte-americana está a tornar o planeta homogéneo, influenciando sobretudo as camadas mais jovens da população. Também as línguas vão perdendo a sua singularidade e presença, pela imposição do inglês como principal língua internacional utilizada para a comunicação.

Em muitos aspetos da sociedade, o aparecimento das novas tecnologias veio resolver inúmeros problemas, ultrapassando a capacidade humana. Como resultado, temo-nos tornado cada vez mais dependentes, o que gera novos desafios, ao nível da privacidade e do desemprego, embora se diga que ainda é difícil encontrar substitutos para a intervenção humana em algumas áreas, como é o caso da educação.