Gerir as Tecnologias da Informação numa Economia Global

digital_economyO mundo dos negócios e das empresas funciona hoje através de uma economia baseada no conhecimento e nos serviços. Nos nossos dias, a riqueza “fixa” (terras, equipamentos e imóveis) vem sendo substituída por uma riqueza “móvel”, que se refere a informação, recursos humanos, competências e “know-how”.

O capital intelectual e humano substituiu, pois, as variáveis físicas na criação do valor organizacional, que é considerado a principal vantagem competitiva para o sucesso, na nova economia. No entanto, a rapidez da mudança na área do conhecimento exige uma atualização permanente, para que o indivíduo continue a ser relevante para a organização. Ao nível dos processos de gestão, é necessário implementar sistemas que permitam desenvolver competências individuais à escala da empresa e que em simultâneo favoreçam a aprendizagem ao longo da vida, processo pelo qual cada colaborador deve tornar-se responsável.

Com o aumento da importância da gestão do conhecimento, as empresas preocupam-se com o que sabem, com o que precisam de saber e com aquilo que a concorrência sabe. Para isso, o conhecimento deve ser colocado ao serviço da organização, em vez de se manter como propriedade estática de alguns indivíduos ou grupos, pelo que é importante aumentar a partilha de conhecimento no seio da própria organização e promover um ambiente fértil, que transforme dados em informação, informação em conhecimento e conhecimento em competências. Neste âmbito, cumpre lembrar que o conhecimento é inseparável das pessoas, pois a criação de conhecimento é feita por e entre os seres humanos, com a aprendizagem interpessoal e a partilha de experiências e ideias.

Na economia global dos nossos dias, a valorização do capital intelectual das empresas tem vindo a ganhar terreno. A constatação de que é necessário gerir a informação e o conhecimento, que se torna no maior valor das empresas, passa a criar novos modelos de aprendizagem centrados na pessoa e na sua função, ainda que as tecnologias da informação sejam um recurso fundamental, a colocar ao seu serviço. A aprendizagem é central para o êxito empresarial.