Efeitos da Tecnologia Emergente na Sociedade

Effects of Emerging Technologies on the SocietySejamos ou não simpatizantes da tecnologia, o certo é que a sua presença e a influência que exerce sobre a sociedade contemporânea têm conhecido um avanço galopante, a que ninguém é indiferente. Todas as áreas da nossa vida recebem hoje a marca da tecnologia, que se torna rapidamente obsoleta e nos faz questionar sobre o nosso futuro humano, ao nível dos hábitos de de relacionamento, de comunicação, de construção da identidade, de preservação da privacidade e, em última instância, de distinção entre realidade e ficção. Mas a que nos referimos, quando falamos de “tecnologias”?

Tecnologias da Informação

Hoje, a dificuldade está, não em encontrar informação, mas em navegar por entre a quantidade existente, selecionar o que seja relevante e fidedigno, processá-lo e utilizá-lo, sem nos perdermos nos meandros de textos e sem que o tempo que as tecnologias nos fazem poupar não seja dissipado nos desvios a que as pistas informativas conduzem. A uma luz mais positiva, a internet tornou-se uma base de dados mundial e um recurso precioso para alunos e professores, que ficam mais próximos do conhecimento e dos parceiros com quem podem construí-lo.

Nanotecnologia

A nanotecnologia tem-se espalhado e crescido rapidamente, abrangendo grande parte da vida humana. Com aplicações no setor da saúde e da eletrónica, é utilizada no tratamento do cancro, por exemplo, e nas operações militares, que a colocam ao serviço de atos de espionagem e de combate. Tal como o seu potencial para o bem, a nanotecnologia possui um grande poder destrutivo, que pode colocar em causa a continuidade do mundo tal como o conhecemos.

Tecnologias energéticas

Muito tem sido feito neste domínio, em que se registam, por exemplo: o aproveitamento da energia solar, as plantas de potência eólica e a tecnologia de bateria de hidrogénio, alternativas que contribuíram para derrubar o monopólio de vários setores de energia, embora não sejam isentas de problemas ambientais.

Concluindo, as tecnologias modernas, com todas as expetativas positivas que abrem, necessitam também de ser trabalhadas no sentido da diminuição dos seus impactos negativos, tendo em conta a sustentabilidade do planeta, a preservação do ambiente e da saúde humana.