Como Escolher o Tópico Certo

pres-topic-510Saber escolher o tópico certo é uma das decisões cruciais na redação de um blogue, que pode ditar um sucesso ou insucesso futuro. Alguns dos erros a evitar por redatores menos experientes passam por:

  • escolher um tópico popular, pela popularidade em si e pela aparente facilidade em gerar receitas;
  • escrever sobre algo que o entusiasma, mas que tem um reduzido público potencial;
  • basear um blogue num tópico sobre o qual tem pouco conhecimento ou experiência prática;
  • diversificar demasiado a lista de assuntos (por falta de foco e direção).

Se as ideias falharem, comece por escrever uma lista de interesses, atividades de tempos livres, talentos que julga ter, em qualquer área de vida, e procure criar tópicos a partir daí. Será sempre mais fácil começar um blogue baseado em interesses pessoais, mantendo o escopo bem delimitado e investindo nele. As experiências pessoais e a paixão criam um envolvimento que certamente terá maiores possibilidades de captar a atenção do público, mantendo-o motivado e fidelizando-o.

Se tiver dificuldade em escolher o seu tópico, peça ajuda a familiares e amigos para que lhe revelem quais as suas aptidões. Unir o talento à paixão é uma receita garantida para descobrir o seu contributo único para o mundo, criar uma assinatura própria e destacar-se na rede digital. Por isso, não parta da tentativa de descobrir o que pode gerar mais lucro, nem se baseie demasiado nas experiências de outros bloguistas. Crie uma página tão individualizada quanto possível e siga a sua inspiração. Isso não significa que não possa espreitar de vez em quando a concorrência ou estar atento a diretorias de blogues. Além de o manter atualizado e a par das novas tendências, pode encontrar terreno fértil para novos saltos criativos.

Finalmente, mantenha o blogue em dia e procure criar títulos sonantes. Use parágrafos curtos. E sinta o gozo da escrita.