A Importância da Formação em Tecnologias da Informação

A businessman working on a touch screen.

As tecnologias da informação e da comunicação abrem novas vertentes à sociedade do futuro, permitindo às empresas melhorar a sua eficiência e oferecer novos produtos e serviços. As perspetivas de negócio de uma empresa têm, pois, muito a beneficiar com a formação em tecnologias da informação, a fim de exponenciar estratégias de negócio e de garantir vantagens face a competidores.

A tecnologia encontra-se numa evolução constante, ao ponto de podermos dizer que todos os dias há um aplicativo novo, destinado a simplificar a realização de negócios, o que requer uma atualização constante. Com a revolução da Web 2.0, a formação em gestão é bastante útil para que os profissionais se familiarizem com novas tendências e ferramentas, como blogues, wikis, podcasts e feeds RSS, bem como com as possibilidades de evolução destas tendências no sentido de modificar modos de comunicação.

Espera-se que as novas tecnologias da informação tenham um profundo impacto nos negócios, num futuro a curto prazo, impondo-se equacionar como poderá esta perspetiva alterar estratégias de negócios e inspirar novos planos de atuação, para o que a formação se torna imprescindível.

Um exemplo, entre muitos outros, é o do setor dos jogos. Não só as plataformas ditas tradicionais, como o totobola ou o totoloto, tiveram de se adaptar e converter à era digital, como os próprios casinos sofrem a concorrência de novos meios, como o http://casinoonline.pt, que apresentam diversas vantagens aos seus clientes: discrição, possibilidade de jogar em qualquer momento, evitar deslocações, entre outras.

É importante que gestores e profissionais assumam uma postura pró-ativa, procurando não só conhecer e acompanhar as tendências emergentes, mas também ponderá-las em função de novas estratégias de negócios. Esta é uma via necessária para que se tomem decisões conscientes e se elaborem planos de ação credíveis para a evolução das empresas.

Um dos maiores entraves à estratégia da tecnologia prende-se com a inércia das organizações e a resistência a alterar modelos tradicionais já implementados. Nesse sentido, a formação em tecnologias da informação vem esclarecer sobre a importância de novas estruturas, ao mesmo tempo que apoia nos ajustes necessários para as implementações. Trata-se de toda uma nova cultura, que ajuda a olhar a tecnologia como parte do trabalho das organizações e a equacionar a formação contínua como uma vantagem para a concretização de metas e o sucesso dos negócios.